A definição dos “ismos”

Qualquer “ismo” político faz parte da realidade humana/existencial/ideológica/política e por isso é impossível defini-lo. Por exemplo, é impossível definir o fascismo, mas apenas podemos definir conceitos que pertençam ou sejam apreendidos pela sua estrutura da realidade. Para podermos definir o fascismo teríamos que definir não só cada um dos seres humanos que faz parte, directa ou indirectamente, do sistema do fascismo, como teríamos também de definir os seres humanos que se posicionam no exterior do fascismo, indiferentes, contra ele ou a favor dele. Teríamos que transformar a História numa ciência exacta.

O que podemos fazer é definir conceitos inerentes ou que são característica do fascismo, ou seja, que são produtos da abstracção e de generalização a partir de imagens ou objectos particulares inerentes ao fascismo.

Assim, podemos falar em “organização do Estado fascista” porque é possível ser objecto de análise concreta e objectiva. Podemos falar em “política externa agressiva e expansionista”, porque é uma das características objectivas comuns ao diversos tipos de fascismo. Podemos até falar em “discriminação rácica” interna e/ou externa, embora existam fascismos mais discriminatórios que outros. E por aí adiante.

Mas mesmo assim, o conjunto de todos os conceitos definíveis e possíveis não é suficiente para definir o fascismo, porque há sempre lacunas e falhas na própria estrutura da realidade onde cabem e “encalham”, permanecendo na sombra e protegidas da definição e da investigação, uma miríade de experiências humanas.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Filosofia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s