Sobre os dois etarras presos em Portugal

Acontece alguém entrar em um local aos tiros (como aconteceu recentemente em Cabinda com os jogadores de futebol do Togo), matando pessoas inocentes, e os me®dia anunciarem o evento dizendo que “é necessário esperar pela informação da polícia para se saber se se tratou de um acto de um desequilibrado mental ou de um activista político”. Neste último caso, o acto deixa de ser louco porque se encontra racionalizado pela política.

O massacre de vítimas inocentes e apolíticas ― de anónimos transeuntes, de crianças e mulheres ― provocado por uma bomba da ETA, é denunciado como uma horrível crueldade, e não como uma horrível estupidez ou horrível demência. O assassínio político é alvo de uma racionalização ideológica, através de um delírio interpretativo paranóide que esbulha e agride o real para que este obedeça à ideia.


Eu devo dizer que se eu fosse basco seria a favor da total independência do País Basco em relação ao centralismo centrípeto de Madrid. E não só: se fosse catalão defenderia a independência total da Catalunha, e se fosse galego faria o mesmo em relação à Galiza. Acho o centralismo de Madrid insuportável e responsável por séculos de etnocídios na península ibérica. Nesse sentido, podemos dizer sem demagogia que o Estado espanhol é um Estado terrorista quando impõe o terror e o assassinato cultural às diversas nacionalidades sob sua tutela, e durante séculos.

Se devemos criticar a ETA e não encontrar qualquer justificação política para a violência senão atribuindo-a a um estado de demência por parte de quem a pratica, devemos criticar também a demência política do Estado espanhol quando exerce um secular terrorismo de Estado sobre os povos e respectivas nações sob o seu jugo político.

Anúncios

1 Comentário

Filed under política

One response to “Sobre os dois etarras presos em Portugal

  1. Pingback: “Esta me®dia é toda nossa” ― que o Tuga é burro! « perspectivas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s