Pacheco Pereira tem toda a razão: temos excesso de Estado

O Estado é necessário mas em uma dimensão razoável. O Estado tentacular que temos está a asfixiar o país. Bem sei que sem a intervenção do Estado, nesta situação de crise, a economia estaria porventura pior, mas o Estado tem que se comportar como um pai que ensina o filho (os cidadãos) a ganhar a sua independência na vida, e não como a mãe-galinha e possessiva que transforma o seu filho em mais um membro da “geração canguru”.

A função do Estado é similar à de uma outra importante comunidade da sociedade civil, e não tem por isso que se sobrepor e/ou controlar as outras organizações da sociedade civil. Precisamos todos de começar a respirar melhor neste país.

« Se Portugal não fosse o que é, e a poderosa coligação de interesses, socialismo de Estado, incompetência e impotência e muito dolo misturado com muita ingenuidade, não existisse, do gabinete do Primeiro-ministro às redacções dos jornais, talvez valesse a pena inflectir as pressões para aquilo de que nunca se fala: o conteúdo do Orçamento. E que tal pressionar o PS e José Sócrates, a deixar-se de megalomanias tecnocráticas e do betão armado, para tentar começar a combater a dívida, a tentar diminuir as despesas do Estado que ele pensa serem “keynesianas”, a concentrar os recursos nos que deles mais precisam, a começar pelos desempregados, em vez de políticas universais e gratuitas, que apenas favorecem quem menos precisa, a baixar os impostos, a inflectir do estado gigantesco para uma economia melhor, libertando recursos, etc., etc. »

José Pacheco Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s